Psiquiatria Infantil

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

É um conjunto de Distúrbios de saúde mental que tem como características; sentimentos excessivos de preocupação, ansiedade ou medo que, pela intensidade, acabam interferindo na vida cotidiana. Os sintomas podem incluir inquietação, falta de capacidade para lidar e superar preocupações e estresse exagerado em relação ao impacto da situação. O tratamento vai desde terapia e medicamentos, inclusive antidepressivos.

A TAG tem como característica a ansiedade e a preocupação em excesso, dificuldade de concentração e agitação. Pode ocorrer em qualquer idade.

Agorafobia

Transtorno de ansiedade que em muitos casos se desenvolve depois de um ou mais ataques de pânico. Sintomas: evitar lugares e situações que causam sensação de pânico, constrangimento ou impotência.

Transtorno de Pânico

Tem como característica os ataques de pânico frequentes que geralmente são acompanhados de medo intenso, inclusive de ataques futuros.

Transtorno de Ansiedade de Separação

Esse transtorno se dá quando há uma separação da figura à qual o indivíduo tem maior ligação; tratando-se normalmente da figura materna. Essa separação causa um medo intenso e persistente.

Transtorno de Ansiedade Social

Também chamada de Fobia Social. É uma mistura de medo e ansiedade intensa de se expor em certas situações. Medo persistente de ser humilhado e ridicularizado em público.

Fobias específicas

Trata-se de ansiedade ou medo intenso e persistente de um objeto ou situação específica, podendo afetar a vida pessoal do paciente. Tal situação ou objeto é evitado ao máximo possível, e quando o indivíduo é exposto a ansiedade.

TRANSTORNOS DO HUMOR

Transtornos Depressivos

Tem como característica uma tristeza profunda e também irritação persistentes que acabam prejudicando as atividades normais do cotidiano, diminuindo também o prazer e até o interesse por atividades antes prazerosas.

Transtorno Afetivo Bipolar

Tem como características crises de mania e depressão que se alternam, embora seja comum a predominância de um ou do outro, podendo durar semanas ou meses.

Transtorno de Ansiedade

Em uma visão geral trata-se de estados de medo, pânico ou preocupação exagerados sem comparados às situações. Nas crianças isso acaba enfraquecendo as habilidades funcionais da criança.

TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC)

Existem dois tipos: o TOC subclínico que se caracteriza por obsessões e rituais que se repetem com frequência, mas não chega a atrapalhar o cotidiano da pessoa. E o TOC que leva as obsessões a persistirem até a compulsão para aliviar a ansiedade.

TRANSTORNOS COMPORTAMENTAIS DISRUPTIVOS

Os Transtornos Comportamentais Disruptivos ou Transtornos Disruptivos (TD) incluem: Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Transtorno de Conduta (TC) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDH). São distúrbios psiquiátricos que apresentam um padrão de conduta desafiadora persistente, muitas vezes até hostil e agressiva. Tais condutas são dirigidas, principalmente, para figuras de autoridade; pais, professores ou pessoas mais velhas.

Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma doença crônica que geralmente começa na infância e pode persistir na vida adulta que traz como características a baixa autoestima, dificuldade na interação social e relacionamentos problemáticos.

Transtorno de Conduta -TC

O Transtorno de Conduta apresenta um padrão comportamental recorrente que viola os direitos dos outros, não seguindo regras ou normas estabelecidas.

Transtorno Opositivo Desafiador -TOD

O Transtorno de oposição Desafiador é um transtorno infantil que tem como características um comportamento desafiador e desobediente. Sua causa exata é desconhecida, podendo envolver uma combinação de fatores ambientais e genéticos.

ESQUIZOFRENIA E TRANSTORNOS PSICÓTICOS RELACIONADOS

  • Esquizofrenia: se caracteriza pela perda de contato com a realidade (psicose), alucinações (percepções falsas), delírios (crenças falsas) discurso e comportamento desorganizados, embotamento afetivo (variação emocional restrita), déficits cognitivos (comprometimento do raciocínio e da solução de problemas) e disfunção ocupacional e social.
  • Transtorno psicótico Breve: delírios, alucinações e/ou outros sintomas psicóticos, que dure no mínimo um dia, e não mais que um mês, retornando ao funcionamento pré-mórbido.
  • Transtorno Delirante: caraterizado por falsas convicções mantidas com firmeza (delírios), persistindo por um mês (no mínimo), sem que se apresente outros sintomas da psicose.
  • Transtorno Esquizoafetivo: caracterizado por psicose, outros sintomas da esquizofrenia e sintomas do humor significativos. Difere da esquizofrenia pela ocorrência de episódio de depressão ou mania.
  • Transtorno Esquizofreniforme: Caracteriza-se por sintomas idênticos aos da esquizofrenia, mas dura mais ou 1 mês, porém menos que 6 meses.
  • Transtorno de Personalidade Esquizotípica (TPE): caracteriza-se por um padrão generalizado de desconforto com relacionamentos íntimos, por percepções distorcidas e comportamento excêntrico.

 

TEA- TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

É um transtorno de desenvolvimento que afeta o sistema nervoso, prejudicando a capacidade de se comunicar e interagir. Podem variar de maneira ampla tanto a gravidade quanto o alcance dos sintomas. Dentro dos sintomas mais comuns temos: dificuldade de comunicação, dificuldade de interagir socialmente, comportamentos repetitivos e interesses obsessivos.

TRANSTORNO DE AJUSTAMENTO

De acordo com o CID 10 (2007, p.44), o transtorno de ajustamento refere-se ao sentimento de opressão e de incapacidade de funcionamento, podendo haver “sintomas físicos relacionados a estresse, como insônia, cefaleia, dor abdominal, dor no peito, palpitações”. Nesta classificação, cujo código o CID denomina de F-43.2, são identificados os aspectos diagnósticos seguintes:

  • Reação aguda a evento estressante ou traumático recente.
  • Sofrimento extremo resultado de um evento recente ou preocupação com o evento.
  • Os sintomas podem ser primariamente somáticos.
  • Outros sintomas podem incluir: humor deprimido; ansiedade; preocupação; sentimento de incapacidade de funcionar. (CID 10, 2007, p. 44).

Todos os Direitos Reservados Dra. Priscila Dossi © – 2021

Desenvolvido por MMelo Assessoria